Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Linguarudo

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

O Linguarudo

20
Out12

TransOeste: Túnel da Grota Funda, um modelo de tecnologia

olinguarudo

Ligação entre os bairros do Recreio e de Guaratiba, a ‘estrela da Transoeste’ está 80% concluída e já nascerá como o túnel mais moderno da história da cidade, com sistema à prova de apagões, prevenção contra incêndios e acabamento com padrão europeu

 

 

 

Falta pouco para a conclusão de uma das maiores intervenções urbanas da cidade do Rio nas últimas décadas. Em fase de acabamento, o Túnel da Grota Funda está bem próximo da configuração visual que deverá ter depois de pronto. E já mostra as inovações tecnológicas que nenhum túnel carioca possui.

 

Ao todo, o túnel terá 1.100 metros de extensão e será o primeiro adaptado às diretrizes de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ele é encarado como ‘a estrela da Transoeste’, de acordo com o engenheiro Alexandre Risso, responsável pelas obras da via que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande.

  

– Nos emboques do Recreio e de Guaratiba haverá telas de proteção para que em caso de chuva e desmoronamento, as entradas do túnel não sejam fechadas, como ocorreu no Túnel Rebouças há alguns anos

 

– explica Risso.

Túnel da Grota Funda: um modelo de tecnologia

 Os trabalhos quando na fase de acabamento de uma das galerias: construção está 80% concluída

  

Os trabalhos em fase de acabamento de uma das galerias: construção está 80% concluída
Cada lado do túnel também contará com uma subestação de controle e segurança, que irá monitorá-lo 24 horas por dia. As duas terão gerador próprio e uma área para apoio técnico das equipes de socorro do túnel.

 

Inauguração da TransOeste túnel da Grota Funda

 

Também já estão sendo instalados os hidrantes para combate a incêndios e as bandejas galvanizadas de sustentação dos sistemas elétrico e de iluminação. E um toque a mais de modernidade da obra: a instalação dos painéis laterais, que serão pintados com tintas importadas da Suíça e usadas em todos os túneis europeus.

 

 

– As tintas são de fácil limpeza e ajudam na iluminação, garantindo assim segurança e qualidade de primeiro nível. A iluminação é em LED, uma novidade nos túneis do Rio de Janeiro – detalha o engenheiro.

 

Com aproximadamente 80% da obra já executados, a fase atual é de implantação da tecnologia necessária para tornar o Túnel da Grota Funda um modelo. Num trecho, já é possível ver as pequenas muretas segregadoras para as faixas do sistema BRT (Bus Rapid Transit), por onde passarão os ônibus Ligeirões.

 

 

– Hoje nós temos feito alguns trabalhos de melhorias nos túneis existentes, fazendo alguns revestimentos e mudanças de iluminação. Mas esse aqui já nasceu correto, ele será o túnel-modelo para os futuros túneis e o aprimoramento dos já existentes na cidade – conclui Risso.

 

Fonte: www.cidadeolimpica.com

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub