Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Linguarudo

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

O Linguarudo

20
Out12

TransOeste: Caminho de ar puro, animais silvestres e muito verde

olinguarudo

Parques da Zona Oeste do Rio que cercam a obra da Transoeste mostram que é possível aliar progresso, mobilidade e preocupação ambiental

 

 

Jacarés, capivaras, lagos e palmeiras centenárias ensinam que é possível conviver com cenários bucólicos numa capital movimentada como o Rio de Janeiro. Com a chegada de grandes obras como a Transoeste, moradores de toda a cidade e visitantes vão poder desbravar com mais rapidez e facilidade o charmoso roteiro ecológico que existe na Zona Oeste carioca.

 

Quando a via estiver concluída, o Túnel da Grota Funda vai encurtar o caminho de quem segue para Ilha de Guaratiba. Aí vai ficar mais fácil passar o dia entre as espécies raras e o ar puro do Horto das Palmeiras, uma área de 200 mil metros quadrados e mais de 150 tipos diferentes da típica árvore. O local, que recebe muitos arquitetos, botânicos, biólogos e paisagistas, é também um ótimo passeio para toda a família.

– Estamos no roteiro turístico da cidade. É facílimo chegar aqui, ainda mais com a Transoeste, que vai propiciar quem vem da Barra e da Zona Sul chegar mais fácil ainda – diz o dono do Horto, Moysés Abtibol, que ganhou a área como parte do pagamento de um imóvel há mais de 20 anos e resolveu explorá-la comercialmente para, além de lucrar, prevenir possíveis invasões.

 

Transoeste cercada de ver

Entardecer no Bosque da Barra: para se sentar à beira do lago com a família

 

Entardecer no Bosque da Barra: para se sentar à beira do lago com a família

Em pouco tempo, o Horto se tornou um dos maiores especialistas em palmeiras do país. Não à toa, sua equipe foi contratada para realinhar 42 árvores que se encontravam no local onde será a saída do Túnel da Grota Funda. Replantadas, elas agora vão acompanhar o traçado e enfeitar a Transoeste.

– Sempre trocamos ideias com a Fundação Parques e Jardins. Com a Transoeste foi muito interessante: fomos procurados para prestar o serviço de “transplantar” as palmeiras. Elas medem de 25 a 30 metros de altura e tinham que ser alinhadas ao longo da saída do túnel na via expressa. O maior orgulho disso, e a grande vitória, foi que todas sobreviveram – conta Moysés, detalhando que seus funcionários levaram 30 dias para realizar o trabalho.

 

Transoeste cercada de verde

Entrada do Sítio Burle Marx, em Guaratiba: antiga casa do famoso paisagista agora é aberta ao público

 

Entrada do Sítio Burle Marx, em Guaratiba: antiga casa do famoso paisagista agora é aberta ao público

A 15 minutos do Horto está o Sítio Burle Marx. O lugar, que tem mais de 400 mil metros quadrados, foi residência particular do famoso paisagista durante 20 anos. Hoje, é aberto ao público. Mas é preciso agendar as visitas, que acontecem sempre às 9h30 ou às 13h30 e duram cerca de uma hora e meia.

 

Com 5 km de trilhas, o Parque Municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, fica aberto ao público das 8h30 às 17h30. Além de brinquedos para a criançada, o local tem bancos à beira da Lagoinha para quem quiser apreciar a natureza. Para apreciar a fauna, há viveiros com jacarés e jabutis, mas é possível ver preguiças, capivaras e aves raras soltas pela mata.

– É o único parque que recebe resgate de animais. Mas temos uma fauna nativa. São 130 espécies de aves vivendo em liberdade. O jacaré, é fácil encontrar na lagoa. As trilhas são bem conservadas, têm segurança. Essas obras vão facilitar o ingresso de pessoas aqui e aumentar o fluxo de visitas – calcula a gestora do Parque, Denise Wilches Monsores.

 

 

Perto dali, na Barra da Tijuca, o Bosque da Barra tem espaço para boas caminhadas, pedaladas ou para quem quer descansar em meio ao verde ou à beira do lago. Área de preservação ambiental, o parque fica próximo à Cidade da Música e funciona diariamente, das 9h às 17h.

SERVIÇO

 

*Bosque da Barra – Av. das Américas, km 6, Barra da Tijuca. Todos os dias, das 9h às 17h. Entrada gratuita.
*Horto das Palmeiras – Estrada das Tachas, 1.613, Ilha de Guaratiba. Tel.: 3427-5222. Entrada gratuita.
*Sítio Burle Marx – Estrada Roberto Burle Marx, Guaratiba. Tel.: 2410-1412. R$ 8.
*Parque Chico Mendes – Av. Jarbas de Carvalho, 679 (entre as Avs. das Américas e Sernambetiba). De terça a domingo, das 8h às 17h. Acesso gratuito. Tel.: 2437-6400.

 

Fonte: www.cidadeolimpica.com

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub