Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Linguarudo

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

O Linguarudo

20
Out12

Parque de Madureira: O parque é nosso, isso é um parque, o resto ta de sacanagem

olinguarudo

Um esculacho de parque, fruto da criatividade, da irrevenrência e da inteligência do carioca, uma realidade em funcionamento para dar mais conforto, comodidade, recreação e lazer à população.

 

Parque Madureira é abraçado pela comunidade e vira ponto de encontro entre moradores de todas as regiões da cidade e até de turistas

 

 

Dia desses, um senhor apareceu no Parque Madureira, inaugurado há pouco mais de três meses, levando um punhado de peixes dentro de bolsões d’água. Ele havia usado parte de sua aposentadoria na aquisição do cardume, e queria apenas coloca-los nos lagos que cortam os novos jardins da Zona Norte, ajudando, assim, a adorna-los. Outro dia, uma moradora puxou a mangueira de casa e começou a regar as plantas do local – a despeito dos guardas municipais lembrarem-na da existência de um sistema de irrigação automático. Anedotas como essas se tornaram comuns na região, e demonstram o quanto o parque foi, definitivamente, abraçado pelos cariocas.

 

 

“Pode reparar: não há um papel no chão. E quem joga é logo repreendido por outro frequentador – festeja o arquiteto Ruy Rezende, responsável pelo projeto. – Há poucos dias, embarquei por acaso num ônibus com turistas do mundo inteiro, por conta da exposição ArtRio. Num determinado momento, o guia anunciou o itinerário: Pão de Açúcar, Corcovado, Aterro do Flamengo e… Parque Madureira! Quando ouvi isso, conclui que, realmente, o parque foi inserido no cotidiano da cidade.

 

 

O sucesso não é por acaso, uma vez que o parque foi concebido com equipamentos de cultura, esporte e lazer típicos da rotina carioca. São mais de 112 mil metros quadrados com quadras esportivas (de futebol a tênis de mesa), quiosques, lagos, ciclovias e arena de eventos (com direito a shows internacionais como o cantor de soul, Billy Paul). Além, claro, do espaço nomeado pelos moradores como Praia de Madureira, uma queda d’água infinita.

 

O Parque é nosso

 

E há, ainda, a Nave do Conhecimento: um espaço com acesso gratuito à internet, tanto em computadores como em tablets, que oferece ainda cursos variados. Lá o usuário também pode pesquisar sobre a história do bairro e da cidade por meio de grandes telas em touchscreen. E, às sextas feiras, uma das paredes transparentes da Nave é transformada numa telão de cinema a céu aberto.

 

 

“É um evento que já faz parte da rotina dos moradores das redondezas e dos frequentadores mais assíduos. As pessoas, aos poucos, vão tendo a dimensão do que é ter uma área verde ao lado de casa, com tantas possibilidades de lazer das mais variadas. É uma nova realidade que deixa os moradores mais antigos abismados”, conta Eduardo Azeredo, coordenador da Nave.

Além dos vizinhos, pessoas de áreas mais distantes também já perceberam tamanha riqueza. A professora Jurema Conceição dos Santos, de 48 anos, mora em Paciência, na Zona Oeste, e já levou os dois filhos ao parque pelo menos cinco vezes.

 

 

“Em qualquer folga, é para cá que nós viemos. A gente chega, deita na grama e relaxa, enquanto as crianças brincam nas quadras ou na Nave do Conhecimento. É ótimo para deixar as crianças livres, numa área verde com segurança e limpeza”, comemora Jurema.

 

Fonte: www.cidadeolimpica.com

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub