Viaduto da Abolição refaz ligação entre os dois lados do bairro
Depois de 15 anos, rua da Abolição volta a ter uma ligação direta com a construção do viaduto sobre a Linha Amarela
Há mais de 15 anos a população da Abolição, na Zona Norte, perdeu a ligação direta entre os dois lados do bairro. O motivo foi a construção da Linha Amarela, uma das principais ligações entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e o Centro do Rio. Com isso, a comunicação entre os dois lados da rua da Abolição e, consequentemente, com a Avenida Dom Hélder Câmara (antiga Suburbana), foi cortada. Esta situação está prestes a mudar com a inauguração do Viaduto Jornalista Armando Nogueira.
Com 540 metros de extensão e oito de largura, o grande desafio para a construção do viaduto foi manter o trânsito na Linha Amarela funcionando. Isso foi possível com a utilização de uma técnica especial denominada balanço sucessivo, que permitiu que a estrutura fosse levantada dos dois lados da via expressa, simultaneamente, através de um sistema de encaixe, sem a utilização de pilares, até que se encontrassem, formando o viaduto.
Obra prevista no caderno de encargos dos Jogos Olímpicos de 2016, o viaduto Jornalista Armando Nogueira vai melhorar o escoamento da saída do estádio Olímpico João Havelange, mais conhecido como Engenhão, em dias de jogos, além de revitalizar o bairro. Desde que a Linha Amarela foi construída, o comércio local perdeu força e muitos estabelecimentos tiveram que fechar suas portas.
- O viaduto é mais uma obra que vai estimular o surgimento de novos estabelecimentos comerciais. Ele vai se juntar ao próprio Engenhão, que trouxe à reboque a construção de novos imóveis, a abertura de lojas, bares e restaurantes, revitalizando a região. Isso, por si só, já é um legado importantíssimo – afirma Eduardo Fagundes, engenheiro chefe da Secretaria Municipal de Obras.
Além da valorização local, a economia no tempo de deslocamento vai beneficiar motoristas. Quem sai do Engenhão após um jogo leva cerca de 30 minutos, atualmente, para acessar a Linha Amarela.
O percurso é feito pela Avenida Suburbana ou através de ruas estreitas e tomadas por sinais de trânsito, o que aumenta a lentidão do tráfego de veículos. Com a inauguração do viaduto, que possui duas pistas de rolamento, esse tempo será reduzido para apenas 5 minutos.
Fonte: CidadeOlimpica.com