Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Linguarudo

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

O Linguarudo

01
Fev13

Fui pra onde?

olinguarudo

Português é o idioma oficial de nove países, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira no Hemisfério Ocidental. A organização "10pt - Criação Lusófona" pensou nos 273 milhões que falam o mesmo idioma e criou um projeto para difundir as histórias interessantes que cada um tem para contar. "fui" é a quarta edição, agora no Rio de Janeiro, depois de Cabo Verde e Portugal. No Brasil, a Região Portuária dará espaço às mensagens e ideias inovadoras.

 

 Exposições das fotos tiradas por moradores de Porto, Portugal, nas edições "Olhá lá" e "Ai Maria"

 

O objetivo da organização é chamar atenção para comunidades onde há Língua Portuguesa e dar voz aos moradores que em geral estão excluídos dos meios de comunicação. Nesse processo, a equipe colhe depoimentos, tira fotos de lugares e pessoas e faz uma série de vídeos. A compilação do material é usada em exposições, espetáculos, site (www.10pt.org/fui/) e redes sociais. Para desenvolver as atividades da programação do Ano de Portugal no Brasil, eles contam com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da dgARTES, da Secretaria Estadual de Cultura de Portugal.

 

A Região Portuária foi escolhida por sua importância histórica. "Essa área é como um berçário. Possibilitou o encontro entre várias culturas e etnias. Eu quero mesmo é que a região se torne maior e que mais pessoas tenham noção do que acontece aqui. O local é muito rico, e o contato com as pessoas é interessante. Elas são felizes e se sentem valorizadas quando ouvidas ", explica Miguel Pinheiro, português e criador do "fui".

 

Laila Klain, Thaís Teixeira e Miguel Pinheiro escolheram a Região Portuária para a quarta edição do "fui"

 

As entrevistas e registros fotográficos já começaram. Em março, fotos em tamanho real dos moradores da região e dos fotografados nas edições anteriores, em Cabo Verde e na África, vão compor exposição de rua itinerante no Morro da Conceição e nos bairros da Saúde e Gamboa. A ideia é mostrar as semelhanças e diferenças entre as pessoas dos três lugares. Nos dias 16 e 23 de fevereiro e 2 de março, haverá oficina e passeio fotográfico nas ruas da área. São 70 vagas preferencialmente para moradores e estrangeiros de países de Língua Portuguesa. De 10 de março a 19 de maio, as fotos tiradas na oficina farão parte de uma exposição no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia.

 

A fim de tocar de perto o "fui", Miguel mudou-se em novembro de 2012 para a Rua Jogo da Bola, no Morro da Conceição. A vinda do projeto para o Rio de Janeiro é planejada há aproximadamente um ano, desde que Miguel coordenou outro projeto, dessa vez, no Ceará. Lá, conheceu a produtora Thais Teixeira, cearense que mora no Rio desde 2005. Os dois trabalharam juntos em Cariri e perceberam que seria interessante agir no momento em que a Região Portuária passa por muitas transformações. "Enxergo no Rio várias possibilidades. Ainda não divulguei, mas talvez a edição do "fui" seja mais longa do que as outras", adianta Miguel.

 

Texto: Yara Lopes Fotos: Yara Lopes/ Divulgação

 

Última atualização: 01/02/2012

 

Fonte: Porto Maravilha.com

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub