Obras do Túne da Saúde Retomam Detonações
Retomadas em 10 de janeiro, as detonações para a escavação do Túnel da Saúde serão agora de segunda-feira a sábado, sempre às 14h. O procedimento, executado de maneira planejada, controlada e segura, é necessário para viabilizar o avanço da escavação em rocha.
O plano de ação segue rigorosamente todas as normas de segurança e prevenção e é aprovado pelos órgãos de fiscalização e controle do município, estado e União: Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio), Coordenadoria de Obras e Reparos em Vias Públicas da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SC/COR), Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), Ministério do Exército, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Departamento de Fiscalização de Armas e Explosivos (Dfae), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Defesa Civil, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A metodologia aplicada é conservadora para minimizar impactos.
Cerca de 20 a 30 minutos antes do procedimento, a população será alertada por meio de sirenes. Em seguida, operadores e controladores de tráfego farão o bloqueio temporário de trânsito nas vias do entorno para veículos e pedestres.
Ruas que serão bloqueadas no momento da detonação
Entorno do Túnel da Saúde:
- Avenida Rodrigues Alves, sentido Centro, na altura da Rua Rivadávia Correia.
- Avenida Rodrigues Alves, sentido Avenida Brasil, na altura da Rua Antônio Lage.
- Rua Rivadavia Correia, na altura da Cidade do Samba
Perimetral:
O trânsito no Elevado da Perimetral terá interdição diferenciada nos dois sentidos, buscando a menor interferência possível. O fluxo será retido por um comboio operado pela equipe de tráfego da Porto Novo, que seguirá pela Perimetral em velocidade baixa (40Km/h). Desse modo, a retenção gerada pelo bloqueio será suficiente para prover segurança sem a necessidade de fechamento integral do viaduto.
Sob coordenação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Defesa Civil e Cdurp, a Concessionária Porto Novo destacou 13 veículos, 75 profissionais e 200 equipamentos para a operação. Operadores de tráfego conduzirão os bloqueios no trânsito e na passagem de pedestres, além de fornecer orientação aos motoristas sobre os desvios. Na obra, agentes de segurança estarão presentes para evitar riscos de incidentes.
Sobre o Túnel da Saúde, parte da Via Binário do Porto:
- Extensão: 70 metros
- Galerias: três (três pistas no sentido centro, três no sentido rodoviária e uma para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
- Localização: sob o Morro da Saúde, altura do Armazém 8 do Cais do Porto
Sobre a Via Binário do Porto
- Extensão: 3.500 metros
- Trajeto: Paralela à Avenida Rodrigues Alves, ligará o Viaduto do Gasômetro à Praça Mauá no sentido Centro e conectará a Rua Primeiro de Março ao Viaduto do Gasômetro no sentido rodoviária. Objetivo é fazer a distribuição interna do tráfego nos bairros da Região Portuária e seus acessos ao Centro.
Última atualização: 15/01/2012
Fonte: RioPortoMaravilha.com.br