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Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

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14
Jun11

Estação centenária da 'Central do Brasil' no Rio vai virar mais um ponto turístico da cidade

olinguarudo

Atualizado em 14/06/2011 12h53

 

O interior do centenário e imponente prédio, do período Imperial, da primeira Estrada de Ferro do Brasil 

Central do Brasil vai virar ponto turístico e terá banheiro gratuito

Ilustração de como ficará a Central do Brasil - Foto: Divulgação/SuperVia

 

O imponente prédio da primeira rede ferroviária do Brasil, o imponente prédio da 'Estrada de Ferro Central do Brasil' do período do Império.

Estrada de Ferro Central do Brasil foi uma das principais ferrovias do Brasil, ligando as então províncias do Rio de JaneiroSão Paulo e Minas Gerais.

Em 9 de fevereiro de 1855, o Governo Imperial firmou contrato com o engenheiro inglês Edward Price para a construção da primeira seção de uma estrada de ferro que visava promover, a partir do Município da Corte (a então cidade do Rio de Janeiro), uma completa integração do território brasileiro sobre trilhos.

Foi então organizada a Companhia de Estrada de Ferro D. Pedro II, sob a direção de Christiano Benedicto Ottoni. O projeto mestre tinha como objetivo a construção de uma espécie de "espinha dorsal" entre o Rio de Janeiro e Belém do Pará, que teria conexões com todas as regiões do Brasil através de ramais a serem construídos pela própria companhia, ou, por meio de outras ferrovias.

As obras começaram em 11 de junho de 1855 e, em 29 de março de 1858, foi inaugurada a seção que ligava a Estação Aclamação (na cidade do Rio de Janeiro) à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (atual Queimados), num total de 48,21 km.

Nessa época havia cinco estações: Campo (atual Central do Brasil), Engenho NovoCascadura (todas no Município da Corte), Maxambomba (atual Nova Iguaçu) e Queimados, na Província do Rio de Janeiro. Em 8 de novembro do mesmo ano, a estrada de ferro se estendeu até Belém (atual Japeri), no sopé da Serra do Mar. Wikipédia.org

 

Central do Brasil vai virar ponto turístico e terá banheiro gratuito

Na famosa estação do Rio, trens passarão sempre por mesma plataforma.
Medidas fazem parte do pacote de melhorias da SuperVia.

 

Supervia e governo do estado anunciam melhorias nos trens

RJTV 1ª Edição RJTV 1ª Edição > Terça-feira, 14/06/2011 

As melhorias incluem a reforma de estações, com a instalação de banheiros gratuitos, troca de equipamentos para melhorar a informação para os passageiros. O sistema transporta mais de 500 mil pessoas diariamente. 

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As melhorias incluem a reforma de estações, com a instalação de banheiros gratuitos, troca de equipamentos para melhorar a informação para os passageiros. O sistema transporta mais de 500 mil pessoas diariamente.

RJTV 1ª Edição | Última atualização: 8 horas e 35 minutos atrás

 

Supervia e governo do Rio anunciam medidas para melhorar rotina de passageiros

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Todos os trens de determinado ramal terão que parar sempre na mesma plataforma. As medidas incluem um plano de reforma de estações. Até 2020, R$ 2,4 bilhões serão investidos em melhorias no transporte da Supervia. 

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Todos os trens de determinado ramal terão que parar sempre na mesma plataforma. As medidas incluem um plano de reforma de estações. Até 2020, R$ 2,4 bilhões serão investidos em melhorias no transporte da Supervia.

 

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Supervia espera antecipar meta de 231 trens em operação para 2016

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 Central do Brasil vai virar ponto turístico e terá banheiro gratuito

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