Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Linguarudo

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

O Linguarudo

12
Jan11

Parque Nacional da Tijuca é um dos maiores tesouros naturais do Rio

olinguarudo

Histórias do Rio: A Floresta da Tijuca a maior floresta urbana do mundo


Conheça mais sobre a maior floresta urbana do mundo. A região já foi fazenda no passado colonial e, em 1961, a mata teve que ser replantada.

 

RJTV 1ª EdiçãoÚltima atualização: 09/08/2008 12h00

 

 

Floresta da Tijuca uma paraíso no centro do Rio, a maior floresta urbana do mundo.


Depois dessa narrativa que você viu e ouviu, vem a irresponsabilidade, o anarquismo e a tolerância, conivência e cumplicidade de alguns dirigentes políticos, marginais e irresponsáveis, permitiram o desmatamento de parte da Floresta para a especulação imobiliária e o processo criminoso de falevelização.

 

 

RJTV 1ª Edição - Sábado, 13/Mar/2010 - O Programão do fim de semana começa na Floresta da Tijuca, compõe o Parque Nacional da Tijuca é um dos maiores tesouros naturais do Rio de Janeiro, a maior floresta urbana do mundo. O Museu do Açude encanta com obras de arte contemporânea. Sem dúvida, 2010 é o ano da Tijuca.

 

Por tudo isso, o Programão deste sábado (13) acontece na Floresta da Tijuca - a maior floresta urbana do mundo, que, junto com outras áreas de mata atlântica, compõe o Parque Nacional da Tijuca, um dos maiores tesouros naturais do Rio de Janeiro.

 

Logo na subida do Alto da Boa Vista, a cidade vai dando lugar ao verde. A primeira parada é o Museu do Açude. O prédio, de 1913, tem uma grande coleção de azulejos e obras de arte contemporânea. Por sinal, foi nesta instalação do artista plástico Hélio Oiticica que Adriana Calcanhoto gravou o clipe da música "Pelos Ares". “A importância do Museu do Açude é que permite você conviver com a natureza da Floresta da Tijuca e apreciar uma expressiva coleção de obras de arte. E tudo isso ao preço de R$ 2”, disse o coordenador do museu, Paulo Sá.

 

Sem dúvida, 2010 é o ano da Tijuca.O elogiado longa metragem "Praça Saens Peña", de Vinícius Reis, vai participar, no mês que vem, nos Estados Unidos, do festival de filmes brasileiros "Los Angeles Brazilian Film Festival”. A escola de samba campeã, Unidos da Tijuca, revolucionou o carnaval. E quando o assunto é natureza, o orgulho dos tijucanos não é segredo para ninguém.

 

 

Floresta da Tijuca localiza-se no município do Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Integrante doParque Nacional da Tijuca (3.972 hectares),[1] é a primeira maior área verde urbana do mundo, atrás apenas do Parque Estadual da Pedra Branca (12.500 hectares)[2][3] e do Parque da Cantareira (7.900 hectares).[4]

 

Trata-se de vegetação secundária, uma vez que é fruto de um reflorestamento promovido à época do Segundo Reinado, quando se tornou patente que o desmatamento, causado pelas fazendas de café, estava prejudicando o abastecimento de água potável da então capital do Império.

A missão foi confiada ao Major da polícia militar Archer, que iniciou o trabalho com seis escravos em 1861. Foram plantadas 100 mil mudas em 13 anos, principalmente espécies nativas da Mata Atlântica.

O substituto do Major Archer, o Barão d'Escragnolle, empreendeu um trabalho depaisagismo, transformando a floresta em um belo parque para uso público, com áreas de lazerfonteslagos. Fonte: Wikipedia.org


Uma abertura na mata por onde se ve a Pedra da Gávea


O restaurante esquilos

A cascatinha, uma das inumeras e lindas cachoeiras da floresta


A cascatinha, uma das inumeras e lindas cachoeiras da floresta

A capela Mayrink, decorada com obras de Portinari feitas especialmente para ela. (a capela estava fechada, então não foi possível tirar fotos das obras e parte interna).

Uma das vias que cortam a floresta e conduzem a inúmeras trilhas.


A floresta

 

Entrada do Restaurante Esquilos

 

Fonte: mcorrea

Junior Member

 

Site: http://www.skyscraperlife.com/brazil/16557-rio-de-janeiro-floresta-da-tijuca-alto-da-boa-vista.html

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub