Porto se prepara para receber Rio+20
Hoje centro financeiro do Rio, região tem prédios imponentes como o número 1 da Avenida Rio Branco (à esquerda) Edifício da Noite(D) famosos prédio da Rádio Nacional nos tempos áureos
O Edifício 'A Noite' possui 22 andares (o que, devido ao pé direito alto, corresponde a 30 andares dos prédios normais), sendo considerado o primeiro arranha-céu do Rio de Janeiro e, na época da inauguração, o maior do mundo em concreto armado. Foi construído em 1930, com projeto do arquiteto francês Joseph Gire, o mesmo do Copacabana Palace. Abrigou o jornal "A Noite" e hoje é reconhecido por ser sede da Rádio Nacional. Foto: http://wikimapia.org
Vinte anos após a realização da Rio 92, a conferência vai reunir mais de 100 chefes de estado na cidade, com o propósito de discutir a possibilidade de um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o planeta. Além disso, as delegações farão uma análise do que foi realizado nos últimos 20 anos, em respeito ao meio ambiente e à erradicação da miséria, a partir das decisões tomadas na Rio 92.
A conferência será o primeiro grande evento realizado na região durante as intervenções do projeto Porto Maravilha, que tem como objetivo modernizar uma das portas de entrada da cidade e ao mesmo tempo resgatar as tradições da área que deu origem ao Rio de Janeiro.
Em junho deste ano, durante um evento no Palácio da Cidade, Simon Reddy, o secretário-executivo da Rede C40, anunciou a intensão de fazer uma edição extraordinária do evento no Rio, paralelamente à Rio+20. A C40 reúne os prefeitos das 40 mais importantes metrópoles do mundo para discutir políticas de desenvolvimento sustentável e os impactos das mudanças climáticas nas cidades.
Para fazer por merecer a honra de sediar a conferência, a Prefeitura do Rio estabeleceu metas para redução de emissão de gases do efeito estufa, que deverão ser cumpridos até 2012. Entre elas, está a redução em 8% do volume de gases emitidos na atmosfera. O objetivo é dobrar essa marca em para 2016, e, até 2020, chegar a 20% a menos de gases jogados na atmosfera.
Para cumprir suas metas, estão sendo elaborados projetos nas áreas de Transporte, Meio Ambiente, como a reformulação do sistema de transporte público viário; a implantação dos BRTs (Bus Rapid Transit) nos corredores viários Transcarioca e Transoeste; e o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.