Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Linguarudo

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

O Linguarudo

18
Ago11

O Rio continua lindo e o que esses caras estão fazendo vai ficar mais lindo ainda

olinguarudo

Projetos de trânsito para a região do Centro (Porto Maravilha)

Veja o vídeo das obras e o novos percursos com vias expressas deixando o Rio mais lindo ainda

 

Além das obras de infraestrutura e da escolha do Centro como polo de moradia e instalação de novas empresas, a revitalização do Porto será responsável por uma reestruturação viária completa da região. Essa mudança implicará na realização de grandes obras, como a construção do Binário do Porto, a criação de túneis e de um mergulhão e, por fim, a derrubada do Elevado da Perimetral. 

A população que precisa passar diariamente, de carro ou de ônibus, pela Avenida Rodrigues Alves e pelo Elevado da Perimetral percebe que as mudanças começaram a acontecer em maio de 2010, com o início das primeiras intervenções, mas nem sempre consegue entender o sentido das obras. 

A intervenção mais significativa, realizada no trecho entre a Praça Mauá e a Rodoviária Novo Rio, será a criação de duas avenidas paralelas à Rodrigues Alves, por isso chamada de Binário do Porto. Esta via terá como objetivo absorver o tráfego de veículos no local. O início das obras está previsto para setembro de 2011 e o término, dezembro de 2012. 

O Binário do Porto vai utilizar uma antiga via de trilhos, que no passado era usada por trens que faziam carga e descarga da região portuária do Rio. Esta via será transformada em uma avenida. Serão três pistas no sentido Praça Mauá e três pistas no sentido Avenida Brasil. 

A primeira parte do Binário inclui um túnel sob o Morro de São Bento e a Praça Mauá, até a Avenida Barão de Tefé, e outro, de aproximadamente 400 metros, por baixo do Morro da Saúde. O objetivo é integrar o corredor a Linha Vermelha e Avenida Brasil, passando pela Rodoviária Novo Rio. 

DERRUBADA DO ELEVADO DA PERIMETRAL 

Após a conclusão do Binário, será iniciada a derrubada do Elevado da Perimetral, projeto que possibilitará maior integração urbanística entre a cidade e a Baía de Guanabara. No trecho entre o Armazém 4 e o Arsenal de Marinha será construído um mergulhão. 

Dessa forma, o fluxo de carros será praticamente nulo na região da Praça Mauá, deixando o espaço livre para circulação de cariocas e turistas entre instalações como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. 

Por ser um dos pontos de entrada e saída da cidade, a Avenida Rodrigues Alves será transformada em via expressa. O estudo de tráfego elaborado pela Prefeitura mostra que, mesmo após a derrubada de parte do Viaduto da Perimetral, a região terá 50% a mais de pistas para trânsito. 

VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS 

O novo mapa viário do Porto do Rio inclui ainda a criação de linhas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que contemplará não só a região do Porto como também a área central, abrangendo pontos de grande circulação, como a Avenida Rio Branco, a Praça 15 e o Aeroporto Santos Dumont. 

O VLT tem uma velocidade média de 20 a 40 km por hora e sua capacidade de transporte é de 10 a 30 mil passageiros por sentido e por hora. Com um sistema limpo e silencioso, evitando impactos negativos para a população, o VLT otimiza ainda a circulação excessiva de linhas de ônibus pela área. 

O objetivo é contribuir para a consolidação do conceito de rede de transporte integrada, permitindo a captação e distribuição dos usuários atendidos pelo metrô, trens metropolitanos, barcas, ônibus BRT, rede de ônibus convencionais e aeroporto. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub