Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Linguarudo

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

O Linguarudo

26
Ago11

Do Recreio a Guaratiba em apenas 5 minutos

olinguarudo

 

Oito meses e 380 toneladas de dinamite depois, o bairro carioca do Recreio agora está mais próximo da região de Guaratiba, também na Zona Oeste da cidade, com o fim das escavações do Túnel da Grota Funda. Concluídas as explosões, já é possível percorrer os 1.100 metros das duas galerias sob o Maciço da Pedra Branca. 

– Essa cidade tem quase 450 anos, com aproximadamente um terço da população morando na Zona Oeste. A cidade tem 13 túneis, e esse Maciço da Pedra Branca nunca mereceu um túnel. Era uma parte da cidade que vivia com uma barreira. É muito bom a gente trazer uma ligação direta atingindo Guaratiba, Sepetiba e Santa Cruz – afirmou o prefeito Eduardo Paes, após a última explosão. 

A próxima fase será a de instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação das galerias. Também serão realizados os serviços de drenagem para prevenir infiltrações. Em uma tecnologia inédita no Rio, o túnel será revestido com placas de concreto. A pintura usará um material especial, que facilitará a limpeza. Já a pavimentação das pistas terá uma superfície antiderrapante, como a utilizada no programa Asfalto Liso. 

Etapas da obra, que durou oito meses: mais de 380 toneladas de dinamite foram usadas para abrir caminho pelo Maciço da Pedra Branca

Alças de acessos também estão sendo construídas tanto no lado do Recreio quanto no de Guaratiba, o que provocará um reordenamento em parte do trânsito do local. Após a conclusão do túnel, a população ganhará aproximadamente 40 minutos – tempo médio do percurso por cima da Serra da Grota Funda congestionado. 

A obra completa do túnel, que faz parte do segundo trecho da construção da Transoeste – corredor com faixas exclusivas dos ônibus BRT (Bus Rapid Transit) – custará à Prefeitura do Rio R$ 550 milhões de um total de R$ 800 milhões previstos para todo o corredor, que não terá pedágio. 

O corredor da Transoeste terá 56 km e contará com linhas expressas e paradoras de BRT, ligando o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, aos bairros de Santa Cruz e Campo Grande. A previsão da Prefeitura é que cerca de 220 mil pessoas sejam beneficiadas por dia. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub