Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Linguarudo

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

Orgulho de ser brasileiro, mas sobretudo carioca, um estado de espírito, um estilo de vida, nascido em Madureira no Rio, capital do samba, flamenguista e Beija-Flor de Nilópolis; sincero, franco, sem papas na língua, marrento, fala o que sente na lata

O Linguarudo

29
Jan11

Musas do carnaval e das Policias Militar e Civil carioca

olinguarudo

Júlia Liers

A musa do carnaval carioca e da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro é a 1º Tenente da corporação Júlia Liers. Uma bandeirante, uma desbravadora, a pioneira, divisora de águas dentro da instituição na medida em que foi quem abriu os caminhos para diversos(as) outros(as) membros da corporação, 'saírem do armário' e se revelarem como carnavalescos(as) sambistas, compositores e passistas em suas escolas do coração.

Conservadora e tradicional como é a Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, foi uma audácia, um atrevimento da tenente Júlia, nas suas horas de folga, se despir da sua pistola e fuzil de trabalho, armas utilizadas pelos policiais do Rio, e ir para uma quadra de escola de samba de divertir, sambar, ensaiar e desfilar como madrinha da bateria, num ambiente, considerado por uma grande maioria, dentre eles a cúpula da PM até pouco tempo, de 'malandros' e pessoas não recomendadas, e se transformar em musa de Escola de Samba e tudo isso a revelia da corporação, conservadora e tradicionalista, audácia que poderia lhe render alguns dias de cadeia quando seus superiores descobrissem. Mas esse processo foi pacífico, aceitável, imagino que olhado com certa desconfiança e sobressalto mas que demonstra que a Policia Militar Fluminense está se oxigenando, e essa nova safra que comando a corporação não faz mais parte daquela que era intransigente e avessa a novidades.

 

A 1º Tte da PM musa da corporação e do carnaval caioca - Foto: Eliane Maria, em 28/01/2011 às 22:43

Blog Roda de Samba - Jornal Extra

 

O resultado dessas mudanças está ai, esse belo exemplar da mulher brasileira, levando o nome da corporação ao mundo, sem denegrir ou desrespeitar as fileiras da corporação que representa, sem achincalhar seu nome e fazendo tudo com descrição e seriedade mas muita alegria o que faz parte do espírito da alma carioca.

 

A 1º Tte da PM musa da corporação e do carnaval caioca - Foto: Eliane Maria, em 28/01/2011 às 22:43

Blog Roda de Samba - Jornal Extra

 

Júlia Liers tem uma maratona para cumprir nesse carnaval entre os compromissos de desfile em Escolas de Samba e Blocos que inclui o Cordão da Bola Preta, no sábado, tradicional e centenário bloco carnavalesco no centro da cidade; desfiles na Marquês de Sapucaí pela Estação Primeira da Mangueira, no domingo, pela GRES Acadêmicos Grande Rio, escola da Baixada Fluminense cidade de Duque de Caxias na segunda-feira, e pela GRES Independente de São João de Meriti, outra escola de cidade da Baixada Fluminense, Duque de Caxias, do Grupo B, na terça.

 

"Virei de musa na Mangueira, em frente ao carro Folhas Secas, e no Bola Preta. Na Grande Rio, serei uma índia, no segundo carro. Na Independente, se depender de mim, continuo até 2012", diz Júlia, que será coroada na quadra da escola do Grupo B domingo à noite.

Fonte Jornal Extra

 

Veja Vídeo sobre a Tenente Júlia Liers

 

Musas das polícias militar e civil falam de suas carreiras no programa do 'Ratinho'

 

Depois que Júlia Liers desbravou como uma bandeirante esse terreno que era inóspito, vários outros exemplos se seguiram e há acompanharam um deles é a capitã da Polícia Militar Priscila comandante da UPP do Morro Dona Marta, que também é carnavalesca e desfila na Portela.

 

A capitã Priscila vai desfilar pela Portela - Reprodução/TV Globo

 

Pela Polícia Civil, a polícia judiciária, investigativa, foi o caso da Inspetora de Polícia Isabella Magacho Picanço da Delegacia de Homicídios de Niterói, que em 2010 era musa da Viradouro, esse ano concorreu e foi eleita princesa da corte do carnaval carioca e não poderia desfilar por nenhuma escola, por compor a 'corte' de 'Rei Momo' contratada por concurso anual, pelo prefeitura do Rio, entretanto não ouve acordo quanto a fantasia, alegaram que ela iria ofuscar a rainha com sua criação e ela renunciou ao cargo de primeira princesa e deve desfilar em algumas escolas do Rio.

 

Inspetora da Polícia Civil pratica pole dance e musculação - Foto: Marcello Almo / Acervo pessoal

 

Veja mais sobre policiais musas do carnaval carioca:

 

Por trás do uniforme, policiais se transformam em musas do Carnaval no Rio de Janeiro

Policiais se transformam em musas do Carnaval no Rio de Janeiro

'Panteras da folia', musas policiais conquistam o Sambódromo

Inspetora da Polícia Civil vai ser musa da Viradouro

Policiais compositores unem lazer e profissão e fazem o Samba da UPP

Comandante de UPP do Morro Dona Marta vai desfilar na Portela

Tenente Júlia se prepara para entrar na Avenida

Blocos de carnaval em favelas com UPPs unem morro e asfalto no Rio

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub